Notícias

 

Reciclar é transformar!

Publicado em: 28/01/2020 por CBN-SP

Separe o seu lixo corretamente, o meio ambiente agradece.

A CBNSP apoia essa ideia, pratique a reciclagem na sua Igreja, no seu condomínio, no seu trabalho, no seu bairro e faça disso um hábito no seu dia a dia,

são ações como essa que vão fazer toda a diferença no futuro do nosso planeta.

Mais o que é reciclagem?

Entender o que é reciclagem é simples: trata-se de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior. Isso é feito de várias maneiras e vemos o resultado desse processo no nosso cotidiano.

Esse é o caso de alguns bens de consumo, como latas de alumínio, papel de escritório e recipientes de plástico. Esses materiais são reciclados em grandes quantidades. Aliás, a reciclagem desse tipo de material era comum no início do século XX, quando muitos produtos eram reutilizados devido às crises econômicas (como a de 1929) e às guerras mundiais. Na década de 1940, produtos como o náilon, a borracha, papel e muitos metais eram racionados e reciclados, para ajudar a suportar o esforço da Segunda Guerra Mundial (1939-1944).

Após esse período de recessão, países como os EUA viveram momentos de grande prosperidade econômica que impulsionaram uma cultura de consumo e desperdício. No caso da Europa – que ficou praticamente destruída após a guerra –, a implantação do Plano Marshall (que estabelecia ajuda de 17 bilhões de dólares dada pelos EUA a países devastados pela guerra) ajudou a reconstrução econômica de nações como Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

Dessa forma, tanto Estados Unidos como os países da Europa viveriam anos de colaboração comercial que trariam novamente êxito econômico, contribuindo muito para uma sequência de décadas de abundância na fabricação de bens de consumo. Sendo assim, foi só nos anos 1970 que a reciclagem voltou a fazer parte das discussões sociais, destacando-se a criação do Dia da Terra – iniciada pelo senador estadunidense Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.

Atualmente, o termo reciclagem faz parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do planeta, inclusive no Brasil.

Qual a importância da reciclagem?

Hoje em dia, com o aumento crescente na produção de resíduos e no lixo oceânico, a reciclagem é de extrema importância. Muitos países já tem essa preocupação, apoiam programas ambientais e, consequentemente, de reciclagem. No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores tem sido crescente nos últimos anos e houve ganhos de produtividade, mas ainda há muito por fazer.

25 milhões de toneladas de lixo vão para os oceanos todo ano.

Um dos próximos passos para manter esse progresso é a formalização da atividade desempenhada pelos catadores. Além disso, muitos municípios brasileiros ainda não contam com um serviço de coleta seletiva.

Apesar de conhecermos a importância da reciclagem, ainda são poucos os resíduos coletados e reciclados no Brasil. Há uma defasagem de infraestrutura para coleta e processamento e faltam políticas públicas que incentivem a logística reversa e a redução de embalagens desnecessárias por parte de empresas, por exemplo.

Mesmo que você saiba que um item pode ser reciclável (por conta das informações da embalagem), isso não significa que ele será efetivamente reciclado.

Portanto, é muito importante reduzir sua quantidade de resíduos – a compostagem doméstica é essencial para isso em termos de resíduos orgânicos;

quanto aos recicláveis, a mudança de hábitos é fundamental. Sempre que puder, evite embalagens ou use produtos com a embalagem reutilizada –

se não for possível, procure pelo menos por embalagens recicladas e/ou recicláveis.

Como reciclar?

Às vezes, a enormidade de um problema tal como reciclar o lixo inibe as pessoas de tomar pequenos passos que se somados fariam uma grande mudança positiva. É o mito de que “uma pessoa sozinha não faz a diferença”. Juntos, porém, podemos mudar esse cenário. Como reciclar e fazer a sua parte? Em primeiro lugar, reduza a quantidade do que você vai jogar fora. Em seguida, reutilize materiais sempre que possível. Por fim, recicle o máximo que puder. A reciclagem é fácil, e tomando alguns cuidados de como reciclar o lixo você pode fazer uma enorme contribuição.

O que posso reciclar: lixos recicláveis

Separe o lixo reciclável da sua casa de acordo com o tipo do material e, de preferência, limpe-o antes de colocar na lixeira. Veja abaixo alguns dos principais lixos recicláveis:

Papéis:

Jornais, revistas, caixas de papelão, papéis de escritório, cadernos, livros, embalagens longa-vida, etc.

Plásticos:

Garrafas de refrigerante, sacolas de supermercado, brinquedos, CDs, embalagens de produtos de limpeza, etc.

Vidros:

Garrafas de bebidas, copos, potes de alimentos, vasilhames, etc.

Metais:

Latas de refrigerante, latas de conservas e outros alimentos, tampas, embalagens de produtos congeladas, etc.

Saiba onde descartar lixo reciclável na cidade de São Paulo.

A cidade de São Paulo tem várias opções de locais cadastrados pela prefeitura para o descarte do lixo reciclado.

São mais de cem endereços, separados em cooperativas e ecopontos. Os ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e

aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Pelo Telefone 0800-7777156 você pode obter outras informações sobre o funcionamento dos locais.

Para descartar eletrônicos, a cooperativa Coopermiti é conveniada com a prefeitura, a central de triagem atende pelo telefone:

(11) 3666-0849, www.copermiti.com.br. No caso de lâmpadas usadas a prefeitura recomenda a entrega em lojas de materiais de construção ou iluminação.

Existem também os Pontos de entrega voluntária espalhados pela cidade em parques, postos de gasolina e áreas públicas,

estes pontos são contêineres adesivados com orientações sobre o que pode ou não ser descartado. Estes materiais são recolhidos

pela empresa de limpeza pública e levados para as centrais de triagem.

Agora é com você, faça a sua parte!

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2024 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo