Bem-vindos ao ambiente virtual da CBN-SP!
O início do ano é sempre uma correria com festas, às vezes encontros e responsabilidades que sobram do ano anterior. Muitas pessoas, em decorrência disto, acabam fazendo uma extensão do que se encerra no início do que está começando, sem tirar nem ao menos um intervalo de folga durante o final de dezembro e o começo de janeiro. É uma emenda, literalmente.
Mesmo com alguns dias mais 'parados', por assim dizer, não há um tempo de relaxamento completo, descanso total. O problema é ainda maior se o corpo até apaga um pouco mais no dia 25 de dezembro ou 01 de janeiro, mas a mente continua conectada às agendas, aos compromissos, boletos (que, sim, são muitos) chegando... enfim. Para muita gente é um período de redução da velocidade, marcha lenta, e não parada de fato.
Para muitos pastores, então... a realidade é ainda mais cruel. A igreja não para, muitas vezes com celebrações no dia de natal, na virada de 31 de dezembro para 01 de janeiro e, se a passagem de ano cair em uma terça, quarta ou quinta-feira, no domingo tem culto normal. Assim, o ritmo não para mesmo -os compromissos estão ali, batendo à porta e não se importando com data especial ou uma semana mais 'morta' que o convencional.
E isso pode gerar um acúmulo que leva anos para aparecer, mas uma hora vai surgir. A mente não para, o físico vai suportando -mas em algum momento ele também vai sentir. Ao se olhar para a Bíblia Sagrada há alguns tipos de cansaço, como: físico, mental e religioso. E vários deles estão sendo vividos no dia a dia por quem está com ela aberta constantemente, semana após semana no palco da igreja durante o ano.
Deus quer que seus filhos trabalhem, mas isto não pode tomar um lugar na vida humana onde a própria saúde e as relações são afetadas. E, como pessoas dedicadas a trazer a Bíblia Sagrada para a aplicação diária das pessoas, nós pastores precisamos ser lembrados disto! A seguir, alguns trechos que merecem atenção para refletirmos sobre os nossos dias nesse início de ano, e separar e valorizar um período de férias assim que possível:
. Quando Jesus fala, em Mateus 11:28, sobre os cansados irem até Ele, a referência é ao cansaço religioso (o peso da tradição judaica colocada sobre os ombros do povo pelas lideranças da época).
Isto nos lembra que os ministérios na igreja não podem se tornar fardos tão pesados que afetem a saúde física ou mental, menos ainda destruam ou abalem relacionamentos (sejam dentro da comunidade ou no seio da família);
. Em Êxodo 33:14 Deus fala a Moisés que será companhia enquanto ele descansar.
Isto nos ensina a entender que Deus está cuidando de tudo enquanto nossa mente desliga, nosso corpo relaxa. Organize a sua vida e o seu tempo de descanso enquanto confia que Ele está cuidando da sua igreja (ou negócio, empresa, etc); arque com as suas responsabilidades, mas também se desligue por completo das atividades e preocupações para um período de descanso pleno (férias);
. O profeta Isaías, no capítulo 40:29-31, explica que Deus renova as forças daquele que está fisicamente esgotado (e o mesmo vale para a mente).
Assim, se essa for a sua situação, ore e peça a Deus que suas energias sejam restabelecidas (e, além disso, separe um tempo de descanso, como defende este artigo).
Há ainda alguns outros textos onde vemos a importância e a prática do descanso (o mais famoso deles é Gênesis 02:03, onde Deus descansa após criar o mundo). Jesus descansou, mesmo em meio à consecução de seu ministério, em Marcos 06:31; O salmista destaca o descanso como uma expressão de confiança n'Ele (Salmo 04:08), além de períodos de descanso serem uma bênção divina (Êxodo 33:14).
Tire férias, viaje, passe tempo com quem ama... desligue-se da rotina. Treine pessoas para substituir você, crie uma cultura em sua igreja (ou negócio, empresa, etc.) onde as coisas funcionem mesmo sem a sua presença física (um ambiente onde as pessoas tenham autonomia para tomar a frente e conduzir os trabalhos na sua ausência) e confie que Deus está conduzindo tudo enquanto o seu coração repousa. Viver assim é uma expressão da graça e de confiança n'Ele.
Pr. Ítalo Toni Bianchi,
é pastor auxiliar na Igreja Batista Renovada Água da Vida - IBRAV Tremembé
e Secretário de Comunicação da CBN-SP.