Artigos

 

A Igreja e a Obra Missionária

Publicado em: 16/09/2015 por CBN-SP

Obra Missionária

Marcos 16:20 “e eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.”

A humanidade está imersa num verdadeiro caos. Inflação, fome, seca, inundações e outras catástrofes têm ceifado vidas em todo lugar, muitas vezes sem dar a oportunidade para enviar o socorro. Está patente aos nossos olhos a falta do temor a Deus, o detrimento de princípios morais absolutos, casamentos fracassados, identidades camufladas e antagônicas, lares divididos, não há respeito para com os mais velhos, desrespeito pela autoridade, ilegalidade, ansiedade, ódio. Esbarramos em pessoas tão desesperadas que se entregam ao ocultismo, ao culto satânico, controle da mente, astrologia, e outros meios que o deus deste século utiliza para levar os homens a se desviarem da verdade.

O evangelho é uma mensagem cósmica que revela a presença de um Deus com propósito para a sua humanidade. A falta de apreciação das grandezas mais amplas do Evangelho nos leva de maneira inevitável a compreender mal a necessidade missionária; como resultado disto presenciamos uma evangelização superficial, unilateral, que considera o individuo como objeto de aquisição. Com isso deixamos de perceber que este indivíduo como pessoa, não vive isolado e que é impossível falar de salvação sem se referir ao mundo do qual ele faz parte.

Este mundo foi criado por Deus através da palavra. “O verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu… Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:10, 3). O Cristo que o Evangelho proclama é agente de redenção e da criação, é o alvo para qual toda criação se dirige. “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele” (Cl. 1:16). Percebemos uma relação da realidade material e espiritual. “Ele é antes de todas as coisas, Nele, tudo subsiste” (Cl. 1:17).

A Igreja e a sua obra missionária deve ter um foco a ser alcançado: a restauração de todas as coisas em Cristo Jesus. “ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio” (Atos 3: 21).

O evangelho não vem do homem, mas de Deus. Precisamos com urgência reaver a evangelização que leva a sério a distinção entre a Igreja e o mundo, que estabelece os parâmetros dos quais ela mesma vive. A missão que foi confiada pelo Pai ao filho não se limitava à pregação. “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo” (Mateus 4: 23). Salvação é vida eterna, a vida do Reino de Deus, vida que se inicia aqui e agora, e que toca em todos os aspectos do ser humano. A missão de ganhar almas é urgente, o deus deste século não dorme, temos pouco tempo, pois estamos nos últimos dias, resgatar vidas do inferno é bíblico, é emergencial, é Divino.

Precisamos rogar ao Senhor da Seara que mande os ceifeiros. A disposição de ganhar almas é indispensável para a realização da grande comissão. Devemos obedecer. Devemos descobrir onde é o nosso campo missionário, “…levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa” (João 4: 35b). Onde é o campo? Nossa casa, nossa família, nossos vizinhos, nossos amigos, em nosso trabalho, na universidade, nas casas de saúde, asilos, creches, escolas, hospitais, em qualquer lugar, há uma vida esperando pela Igreja (eu e você) que possui a palavra que transforma, que cura e liberta através do poder de Deus, palavra esta que é saúde para o corpo.

“A quem enviarei, e quem irá por nós?
Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”
Isaías 6:8

Ednéia Guimarães

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2024 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo