Notícias

 

Tragédia chapecoense

Publicado em: 07/12/2016 por CBN-SP

Chapecoense

Parecia um sonho para aqueles jovens atletas que iriam disputar a final de uma sul americana. Eram de um time desconhecido até pouco tempo atrás, de uma cidade de aproximadamente 150 mil habitantes.

Na sua bagagem todos levavam expectativas de felicidade e sucesso, alguns já estavam sendo observados por grandes agremiações, outros se imaginavam segurando a taça, voltando para sua cidade aclamados como heróis.

Em suas casas, os seus amigos e familiares gozavam da tranquilidade e da paz típicas de uma cidade interiorana da bela Santa Catarina, mas o sossego daquele momento foi quebrado com a notícia de uma tragédia que abalou o mundo.

O avião que carregava os atletas, técnico, delegação, repórteres, sofre uma pane e cai em solo colombiano, transformando-se em destroços, ceifando a vida promissora de jovens atletas no início de suas carreiras.

Todos nós choramos, nos cobrimos de dor e luto, porque somos parte de uma humanidade que segue na terra seu destino, na esperança de que a fome seja esquecida, a lágrima consumida pela alegria, e a dor afogada no riso.

Diariamente, porém, acordamos assistindo uma realidade brutal que desfila diante de nossos olhos – hospitais cheios de pessoas gritando por ajuda, ruas com multidões sempre protestando, é o sem teto, o sem-terra, é a barragem de Mariana, os mortos por balas perdidas.

Será que há um sentido misterioso na dor e sofrimento, o que eles querem falar? Perscrutamos o infinito à procura de outras civilizações querendo ouvi-las, mas a lágrima derramada aqui talvez fale mais para nós do que qualquer outra descoberta científica, compendio literário, ou qualquer religião.

Jesus chorou.

Antes de procuramos explicações para as nossas lágrimas, olhemos para as lágrimas de Cristo.

Chorou, chora ainda?

O chorar de Cristo é o chorar de Deus, o lamento pungente que ecoa pelo Éden, com o homem procurando cobrir-se da sua vergonha, as trevas cobrindo as doces flores, tornando tudo amargo e triste.

Onde estás Adão? É uma pergunta, é um grito, curiosidade, bisbilhotice, implicação, ou choro, lágrimas e dor. O que fizeste Adão com sua felicidade, paz, saúde, prosperidade? Teus desejos de mais e mais te destruíram, teu coração insaciável trouxe devastação a esta terra.

Mas o lamento de Deus, choro dolorido de um coração divino sem limites, torna sua angústia também sem limites. Enquanto a humanidade vaga pela terra, em seu desejo crescente de alienar-se de Deus, maiores sãos as dores, dores dos profetas que morreram por anunciar a verdade, dores de Maria dando à luz ao Salvador, dores de todas as Marias e todos os Joãos misturando-se com as dores dos cravos e espinhos da cruz.

Por que Caim matou teu irmão? Por que as guerras fraticidas? Por que ódios seculares? Por que paixões desmedidas? Por que volúpia, prazer, ganância e violência?

O alienar-se de Deus leva o homem ao abismo, leva Jesus a chorar, o coração de Deus partir-se em mil pedaços vendo seu filho na cruz.

O segredo do sofrimento está no homem querer viver sem Deus, ser dono do seu destino, ir embora para Passárgada – célebre poesia de Manuel Bandeira –, é querer ser amigo do rei deste mundo, fartar-se de orgias, prazeres, em completa revolta contra Deus.

A frase da multidão, a respeito de Cristo diz tudo: “Não queremos que este homem reine sobre nós”.

A humanidade não quer nada do que Cristo representa: humildade, santidade, pureza, amor, esperança. Enquanto este quadro não for alterado, ouviremos o choro divino, numa criança abandonada, em uma mulher violentada, lares destroçados, política corrompida, fome, dor, morte.

Choremos a tragédia chapecoense, nada nos resta, senão chorar, e orar pelos que ficaram – pais, amigos, filhos, irmãos –, pedindo conforto e consolo, mas não nos esqueçamos que do Éden ao Calvário, um lamento de dor e agonia, só visto pelos anjos ecoa no coração do Deus desconhecido.

Por Edson Quinezi

Texto original: visite http://edsonquinezi.com.br/?p=372#.WEd9AjbVatn

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2024 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo