Notícias

 

Pr. Enéas Tognini falece aos 101 anos

Publicado em: 09/09/2015 por CBN-SP
Pr. Enéas Tognini é um dos ícones do movimento batista nacional

Pr. Enéas Tognini foi um dos ícones do movimento batista nacional

 

No dia de hoje o Senhor chamou para Si nosso querido Pastor Enéas Tognini.

Um homem que doou sua vida para a causa de Cristo, deixando um legado de busca pela presença de Deus e discípulos de Cristo por onde passou.

Enéas Tognini nasceu em 20 de abril de 1914, em Avaré, interior de São Paulo. Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Pastoreou a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte, e a Igreja Batista de Perdizes, em São Paulo.

O Pastor Tognini influenciou e formou líderes de diversas denominações da igreja evangélica no Brasil. Filho de imigrantes italianos, teve na experiência pentecostal o marco decisivo de sua longa trajetória na obra de Deus.

Viajou por mais de 20 anos pelo Brasil, tornando-se um dos pioneiros da propagação da Renovação Espiritual em nossa pátria, pregando às igrejas tradicionais e históricas a contemporaneidade dos dons espirituais. O ministério itinerante foi interrompido em 1981, quando fundou a Igreja Batista do Povo, em São Paulo.

Enéas Tognini lecionou e dirigiu diversas escolas teológicas, bem como presidiu a Convenção Batista Nacional (CBN) de 1983 a 1995. Ainda hoje, com 101 anos de idade, era considerado um dos líderes evangélicos mais atuantes do país, sendo vice-presidente e Pastor emérito da Igreja Batista do Povo e Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil.

Tognini foi também autor de 48 livros, entre eles: Batismo no Espírito Santo, Do Conselho do Senhor, O arrebatamento da Igreja, Na corda de Jesus, São Paulo será destruída, Tirai a pedra e Vidas Poderosas. Escreveu também sua autobiografia e a obra O período interbíblico, que narra a passagem do Antigo para o Novo Testamento, utilizado em muitos seminários teológicos pelo país. Foi condecorado confrade da Academia Evangélica de Letras.

Pr. Enéas Tognini foi fundador e diretor presidente do Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. O líder compartilhava seu ministério com Élia Tognini, a esposa, e suas três filhas: Dinéa, Edna e Noemi.

 

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2024 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo