Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Um novo dia

Publicado em: 22/10/2016 por CBN-SP

Novo dia

 Sl 130.6 “A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã.”

No Salmo 30.5 diz que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Aqui a ideia é que as dificuldades hão de ser vencidas e superadas. Mesmo que o período de lutas e provações seja grande, ele tem fim, e o tempo da alegria virá em seguida.

Agora no Salmo 130, a ideia é um tanto diferente, pois trata de uma expectativa, ainda que certeira, gera uma atmosfera de ansiedade que faz parecer que o tempo não passa e por mais que aguardamos, ainda assim temos que continuar aguardando.

A figura aqui, é de guardas que fazem sentinela durante o turno da noite e quem fica encarregado do último turno, traz consigo a ansiedade pelo seu fim de trabalho e a consequente troca de turno; ele sabe que isso só vai acontecer ao raiar do dia, com o nascer do sol; em determinados turnos, as madrugadas são frias e bem escuras, até mesmo sem estrelas, para servir de referência. Estamos falando de um tempo em que ninguém tinha um relógio no bolso ou no pulso, então facilmente poderia se iludir com a proximidade do nascer do sol e início de um novo dia.

Ao contrário da expectativa das sentinelas, sobre as muralhas da cidade, ou numa fortaleza e até mesmo no ar livre da madrugada fria; o salmista se refere a uma expectativa de comunhão com Deus e de gastar tempo em sua presença. O prazer pela presença de Deus, gerava nele uma ansiedade grande, a ponto de comparar com a realidade dos guardas noturnos, com o desejo de irem para casa ao final de uma jornada de vigilância.

Quando iniciamos um projeto novo, na vida pessoal, ou mesmo na igreja, ou estamos orando sobre uma nova experiência, também ficamos na esperança de ver logo os resultados do investimento em preparo, trabalho e dedicação. Orações, segundo as Escrituras Sagradas, serão sempre ouvidas por Deus e atendidas no nome de Jesus. Muitas delas são orações de consagração e dependem da aprovação e aceitação divina, então as respostas podem vir num tempo diferente do nosso e de modo que a fé precisa ser exercida e exercitada.

Quando oramos por outras pessoas, para que a vontade de Deus se cumpra nelas, essas orações encontram também a vontade dessas pessoas, que em tese, sempre será respeitada por Deus, que não violará o direito dela, mas trabalhará em consenso com a fé de quem está intercedendo e criando em volta delas uma espécie de “cerco,” onde a pessoa tem que decidir entre seus desejos e a vontade de Deus que lhe vai sendo revelado; mas a decisão, é sempre dela.

Constantemente temos que lidar com outro tipo de ansiedade, aquele tipo mais nocivo, ligado à incredulidade, dúvida ou falta de fé no cuidado de Deus. I Pe 5.7 recomenda: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Nesse caso, o novo dia, trará a bênção e a provisão que já está garantida aliança celebrada entre Deus e seus filhos, confirmado por Cristo na cruz.

Obrigado Senhor, pela tua presença em nossas vidas, através do Espírito Santo. Isso é suficiente para acalmar as tempestades interiores de ansiedade e cuidados exagerados com as coisas da vida. Sabemos que ninguém há tão fiel quanto a ti e o nosso coração pode descansar nas tuas promessas. E Jesus, é a maior de todas elas. No nome dele, é que oramos agradecidos. Amém.

Pr Jason Gomes

 

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2019 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo