Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Um altar de pedras naturais

Publicado em: 03/09/2015 por CBN-SP

Pedra sobre pedra

Dt 27.6 “De pedras toscas edificarás o altar do SENHOR, teu Deus; e sobre ele lhe oferecerás holocaustos.”

O propósito da existência de um altar é a adoração. Onde há um altar, certamente há adoração! Adoração é culto a Deus, não uma parte do culto, mas o culto em si. Nas Escrituras Sagradas, encontramos muitos e diversos tipos de altares; com formatos e materiais diversificados e também com uso apropriado em cada caso. Os altares são tão antigos quanto a própria humanidade. Adoração e culto sempre fizeram parte da vida das pessoas e das famílias.

Aqui, estamos vendo um altar a ser eregido, com o propósito de receber holocaustos como gratidão pelo fim da jornada, iniciada à quarenta anos atrás, desde o Egito, até chegar na terra prometida. Esse altar tinha como propósito servir de memorial, um marco que registrava para a posteridade deles, o dia da entrada dos hebreus na terra de Canaã. Seria um altar feito de pedras naturais, isto é, sem serem trabalhadas ou talhadas. Portanto elas deveriam se encaixar da forma que eram, até ter a conformidade de um altar e com a capacidade de servir realmente como altar, onde seria oferecido sacrifícios de louvor e adoração.

Sabemos que pedras, no seu modo natural, são irregulares e não permitem um encaixe tão fácil como uma pedra trabalhada, que possui ângulos retos e encaixes precisos, podendo antecipar o projeto e a idéia final do trabalho. Com as pedras naturais, terá que haver uma seleção e um trabalho de inteligência bem feito para colocar cada uma no lugar que permite a presença da outra.

Isso me faz lembrar uma comunidade de pessoas, que se propõem viver juntas e trabalhar por alvos em comum. Haverá sim, a necessidade de cada pessoa se encaixar de forma que permita a ação das demais em sintonia e harmonia. Cada uma ainda é um indivíduo e retém suas características, mas está disposta a formar uma unidade com outras que também tem suas próprias qualidades e precisam formar um conjunto. O resultado final é mais importante do que a característica individual.

Igreja é assim, comunidades de fé são assim. Deus criou a cada um de nós e nos colocou lado a lado para servirmos a Ele, ao mesmo tempo que servimos uns aos outros. Oferecemos nossos lados, para aproximar de outras pessoas que também estão dispostas a fazer parcerias e oferecer algo maior juntos do que individualmente. Os dons e habilidades de uns, se completam com os dos outros e assim nos fortalecemos com o melhor do que cada um tem e superamos juntos as fraquezas de cada um. Juntos, somos mais fortes, fazemos mais e melhor e resistimos com mais determinação. Isolar, é prejudicial, já que ninguém é suficiente sozinho! Só Deus é suficiente sozinho.

Aproxime-se de outras pedras e forme uma boa base, você ganha, eu ganho, nós ganhamos!

 

Pr. Jason Gomes

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2019 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo