Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Servindo a Deus em família

Publicado em: 25/02/2016 por CBN-SP

Família

1 Cr 25.5,6 “…porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.

Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus…”

Algumas coisas se tornam unanimidade entre os cristãos, geração após geração, pois os feitos de alguns os tornaram modelos a serem replicados. Um desses casos é a célebre frase dita por Josué, “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Diante da possibilidade da apostasia e afastamento dos caminhos de Deus e as múltiplas possibilidades de escolhas religiosas diante do povo, Josué, se posicionou com determinação que ele e sua família já tinham feito a escolha e isso não dependeria do que os demais fizessem. Desde então, todo lar cristão, anseia por poder repetir a mesma frase, com a mesma verdade dita pelo comandante de tropas do povo de Deus.

Os Salmos especialmente 127 e 128 ensinam sobre a família e a bênção de Deus sobre ela e estamos sempre nos inspirando ali. Aqui, no tempo do Rei Davi, ao organizar as turmas de serviço para o culto a Deus no tabernáculo, entre os três principais líderes em termos de canto e música, aparece esse amado irmão Hemã; abençoado por Deus com 17 filhos, sendo 14 rapazes e 3 moças e todo os rapazes estavam com ele na escala de serviço, seja para cantar ou para tocar instrumentos. Uma família musical, comprometida com o louvor e a adoração a Deus. Isso era motivo de orgulho e satisfação de um pai, ver os filhos crescendo e se encaminhando na vida e assumindo posições de extrema importância e utilidade para a nação toda. Não acredito que isso fosse algo fortuito, ou um acaso. Sucesso, não acontece por acaso!

Uma família bem sucedida e estável, não é mero acidente de percurso, ou obra do acaso. É fruto de investimento, planejamento e disciplina, trabalho, muito trabalho. Seguindo as orientações da palavra de Deus, uma pessoa se prepara para um bom casamento, antes mesmo de ter idade para namorar; seguindo essa linha ela tem margem para observação, estudo, escolhas e tempo para ouvir a Deus. A possibilidade de uma escolha errada aqui se reduz muito. Filhos bem educados, saudáveis e felizes não depende do gênio deles ou de outros fatores, o preparo para isso se inicia bem antes deles nascerem. Como conselheiro, no pastorado, quando vem a mim, pais em dificuldade com a disciplina dos filhos, normalmente eu lhes pergunto a idade das crianças e ao saber eu afirmo a eles, vocês estão com essa idade e nove meses a mais, de atraso no prazo de ter iniciado o ensino, a correção e a disciplina.

Outro fator, que diz que fez de Hemã, um pai feliz e bem sucedido, sem dúvida alguma foi o exemplo pessoal. Se os filhos crescem sem ver os pais lendo a Bíblia, orando em casa em particular, não percebem que os pais valorizam a comunhão e a participação nas atividades de sua igreja ou comunidade de fé; como esperar fervor espiritual na vida deles? Não se ganha os filhos para Deus no grito, mas no exemplo! Fazendo e levando eles juntos e quando tiverem condições de fazer, então farão juntos, isso também é uma forma de discipulado. Filhos são imitadores por natureza; eles sempre imitarão os pais, por mais que estes queiram lhes ensinar boas maneiras.

Senhor, obrigado pelo privilégio de ser chamado teu filho. Não há pai melhor e mais comprometido com o bem estar dos filhos do que o Senhor nosso Deus. Como homens, fomos agraciados com o dom da fertilidade e assim podemos reproduzir filhos à nossa imagem e treiná-los para servirem ao Senhor e andar pelos teus caminhos. O nosso exemplo e testemunho sempre será a forma mais eficiente de mostrar a eles a grandeza do teu amor e da tua fidelidade. Em teu nome, eu abençoo as minhas filhas e suas gerações por vir, para que nelas se cumpram todas as tuas promessas. Clamo ao Senhor, em favor dos pais que estão em lutas com filhos em descaminhos e em risco de suas integridades físicas e espirituais. Salva-os e traga-os para a segurança dos teus braços. Livra da morte os que estão em rota de colisão por causa de suas escolhas. Abençoa esses pais e mães, que olham para ti como fonte única de socorro e livramento. Em nome de Jesus, amém.

Pr. Jason Gomes

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2019 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo