Artigos

 

Reflexão: Eleições 2018

Publicado em: 23/10/2018 por CBN-SP

artigo eleição

A confusão é generalizada! Fazendo sinopse do ambiente político que vivenciamos no momento aqui no nosso torrão natal podemos constatar um universo de falácias de todo tipo.

A mente obscurecida pelo pecado imagina situações destituídas de fundamento. Ambos os lados se dizem defensores da democracia e ambos se acusam mutuamente.

O Brasil não se curvará à ditadura e nem ao comunismo. O espírito do nosso povo não consegue ficar permanentemente refém da direita ou da esquerda. Basta um olhar para nossa história. Sem derramamento de sangue passamos da monarquia para a república, de um regime militar para o democrático. Presidentes já foram destituídos e a vida segue.

Em razão disso que todo nosso povo evangélico, católico, ou de qualquer outra posição religiosa, vote sabendo separar o joio do trigo, pedindo o discernimento de Deus, mas sem se digladiar, ferindo-se uns aos outros de forma não cristã e irracional.

Quem é de Haddad não contenda com quem é de Bolsonaro, e os de Bolsonaro aos que são de Haddad. Afinal, o cristão autêntico não pertence e nem serve a eles, mas tem um Senhor – Jesus, o Cristo de Deus.

Votar consciente é uma coisa, mas apaixonar-se por um dos lados a ponto de se provocarem e defenderem um dos oponentes com espírito exacerbado é algo que não convém ao verdadeiro cristão.

Usar plataformas digitais ou qualquer outro meio para manter, ainda que seja uma guerra fria, beligerância, implícita ou explícita, contra o semelhante é reprovável aos olhos de Deus.

Não nos deixemos enganar, qualquer manifestação ou informação de uma ou de outra parte será sempre tendenciosa, dizendo sempre meias verdades, quando não, mentiras, procurando nos iludir e manipular a nossa mente.

É impensável supor que Jesus apoiasse essa situação e tomasse posição a favor deste ou daquele. Os judeus quiseram colocá-lo contra o poder de Roma quando perguntaram se era lícito dar tributo a César. Sabiamente, Ele apontou para o foco certo. Um imperador Romano ou um rei judeu não faria diferença alguma, o que faz diferença é dar a Deus o que é de Deus.

Os que se motivam com ardor a se empenhar na campanha deste ou daquele candidato, deveriam fazer um exame de si mesmo e ver se com o mesmo ardor eles defendem a causa do evangelho. Se dermos a Deus o que é de Deus, como Jesus ensinou na questão do tributo a Cesar, certamente não nos sobrará tempo e fôlego para levantarmos a bandeira de um político na prisão ou de um com o fuzil. Não é sem razão que a revista Veja aponta para a insensatez que reina na mente e corações de quem quer se bater em duelo por uma causa perdida.

Por que causa perdida? Seja Haddad ou Bolsonaro, nossa esperança é escatológica. Não é, portanto, nosso bem-estar que devemos buscar, mas que Deus nos dê graça para vivermos tempos de paz, que nos possibilitem, com muito ou com pouco, pregarmos o evangelho.

Se tivermos ligados ao foco certo, seremos guardados e protegidos por Deus, e veremos o evangelho genuíno florescer em nossa pátria: “Graças a Deus que nos conduz em triunfo”. Se agirmos como cristãos, é isto o que veremos: se for Haddad, a verdade será esta – conduzidos em triunfo; se for Bolsonaro, também seremos conduzidos em triunfo porque buscamos os interesses e a glória da nossa cidade celestial.

Sem, entretanto, nos descurarmos de uma vida exemplar como cidadãos obedientes às leis e dando a quem honra, honra; a quem louvor, louvor; a quem obediência, obediência.

Esperamos por uma cidade eterna, um reino de justiça (mas escatológico). Não nos iludamos quebrando lanças por este ou por aquele, mas dediquemos totalmente ao único que por nós morreu e ressuscitou.

A Ele, sim. Ao Deus imortal e eterno, encarnado em Cristo, revelado pelo Espírito Santo, Pai das luzes, no qual não há mudança e nem sombra de variação, a glória, a honra, o poder e a majestade, pelos séculos dos séculos, Amém e Amém.

O JORNALEIRO
21/10/2018

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2024 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo