Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Moisés e Josué

Publicado em: 03/09/2015 por CBN-SP

Moisés e Josué

Dt 31.7 “Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.

Dois homens, grandes homens! Duas gerações de liderança, mas com apenas uma visão. Pensar na vida desses dois é um convite a reflexão sob liderança bem sucedida. Pensar em um, leva a pensar no outro, o sucesso de um tem tudo atrelado ao outro. Hoje, provavelmente vou desenvolver uma linha de raciocínio, pensando em liderança, mas algo bem mais do que entendo e tenho experimentado; vou seguir princípios e não a minha experiência; estarei me baseando nas Escrituras e na sua infalível capacidade de guiar o leitor devoto, a uma experiência de intimidade com o melhor de Deus para cada um de nós, seres humanos, sendo destacado ou não, envolvido ou não, o propósito é maior que eu, do que nós e vai além do tempo do meu calendário e do meu relógio.

Pode-se dizer que Moisés nasceu para liderar o povo hebreu, o seu povo, na libertação e peregrinação até sua terra prometida; isso é um fato. Contudo, o povo já existia antes de Moisés, isso também é fato. O ministério de Moisés esta ligado a cumprir uma profecia, uma promessa de Deus; então não era algo que ele teria que criar e regulamentar; Deus já tinha isso em mente e o papel deve seria receber a revelação e seguir o roteiro. Esse plano, então, era mais antigo ou anterior ao povo, pois veio de Deus e não por eu o povo tinha uma necessidade.

Estou conectando isso a minha situação ministerial na atualidade. O que estou fazendo e com quem estou trabalhando, é antes de mim, é mais importante do que eu e minha carreira; isso também vai permanecer depois de mim, com ou sem arrebatamento imediato da igreja; ela é maior e mais importante que eu e meu ministério. Ela é permanente, eu sou passageiro, ela é eterna, é o corpo de Cristo; eu sou eterno, porque sou parte dela e fora dela, simplesmente desapareço. Tudo o que diz respeito a minha pessoa, vocação, preparo, dons e habilidades, existem em função de servir um propósito e realizar um trabalho.

Moisés, foi o “grande legislador,” ninguém se atreve a se nivelar a ele, mas mesmo assim, ele passou, seu tempo venceu e o “bastão” teve que seguir o revezamento. Josué já estava ali, à postos. Nova geração, sangue novo, cabeça nova, metodologia nova, mas o povo, a nação e o propósito inicial era o mesmo. Entrar em Canaã era uma meta, mas não o fim! Agora vinha novas metas, novos alvos e novos desafios! No propósito eterno de Deus, excetuando a pessoa e a obra de Cristo, que são eternos, tudo o mais está ali para completar uma etapa. Sou Moisés ou Josué e você também! Tudo mais, é maior do nós!

 

Pr. Jason Gomes

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2020 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo