Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Malhando trigo no lagar

Publicado em: 18/09/2015 por CBN-SP

Lagar

Jz 6.11 “Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

Estamos numa cena tipicamente agrícola interiorana, digamos, trabalho de raiz mesmo. Labor artesanal, estilo primitivo, rudimentar, mas feito por um homem jovem, criativo e prestes a ter sua vida mudada inteiramente pela vocação de Deus para servir e libertar uma nação; coisa grande mesmo!

Para quem não é do ramo, deixe-me dizer algo sobre esse contexto e o que isso tem a ver com a sua vida e a nossa realidade nacional hoje. Em termos espirituais, há paralelos constantes entre a realidade física e material em que vivemos e lidamos e as realidades espirituais que muitas vezes estão retratadas em histórias e acontecimentos na Bíblia e claro, fora dela. Onde há conflitos de poderes e governos, o bem e o mal, o certo e o errado, por trás de tudo isso tem realidades e poderes espirituais se confrontando.

Nesse contexto,  por causa do desvio dos caminhos de Deus e a enveredamento por vias erradas o juízo veio em forma de cativeiro, opressão de povos vizinhos e a destruição da economia em todos os sentidos. Isso era humano, visível, palpável e mensurável; quem estava mexendo os pauzinhos por trás era uma horda de demónios e espíritos territoriais altamente destrutivos e arrasadores. Eles  minam e roubam destruindo as fontes de renda e riquezas, destroem a capacidade produtiva e até nos níveis básicos de sobrevivência; o que podem saquear eles saqueam, o que não está pronto ou em condições de uso eles destroem; lá, eles saqueavam os produtos das colheitas e arrasavam as plantações ainda em formação e até os campos em preparo ou com potencial de produção; assim, seguidamente anos a pós ano, não há economia que resista e a nação entra em crise e a vida se torna muito difícil. (Algum paralelo ou semelhança com o que estamos vivendo no Brasil?)

Crise, se supera com criatividade! Não desistir de procurar soluções e acha-las de forma surpreendente. Gideão fez isso! Ainda que fosse um pequeno produtor, de um lugar não importante e ele nem era o destaque da família, mas ele decidiu, que essa colheita era dele, de sua família, do povo de Deus e midianita nenhum iria comer a herança e a bênção que Deus lhe dera. Tudo começa com uma decisão de não se conformar e não aceitar o dano, como normal e inevitável. Uma decisão pessoal, pode mudar a história toda!

Lagar, é o lugar, a construção apropriada para pisar uvas e fazer vinho ou produtos à base de uvas e não era época de colher uvas, e sim de colher trigo, que era enfeixado e malhado (batido para soltar os grãos) no campo. Gideão foi criativo, cortou o trigo e levou para malhar no lagar, assim ninguém dos invasores perceberia e ele salvaria a sua colheita e efetivamente a salvou. Por essa atitude corajosa, criativa e estratégica, ele foi escolhido por Deus para liderar a libertação e elogiado como “varão valoroso” o que até para ele era novidade.

Amados, o nosso país está passando por momentos delicados, as instituições estão em descrédito, as autoridades perplexas e impotentes ante os desafios; a igreja como instituição está em crise, as pessoas e famílias estão em crise e confusas. Isso é um cenário apropriado para surgimento de duas coisas: Primeira, levante de espertalhões e mercadores de soluções ilusórias, enganadores, se valendo da boa fé e desespero de muitos. Segunda, posicionamento de pessoas do bem, decididas a serem instrumentos da graça, da justiça, da fé e da verdade, sendo criativas e poderosas em Deus, combatendo a verdadeira causa (a espiritual), para mudar a realidade visível e material.

Ainda existem “Varões valorosos” para nos juntarmos a eles e salvar a pátria (até literalmente). Deus sempre será com os bons! E como dizem: “Para o mal prevalecer, basta a omissão dos bons!”

Pr. Jason Gomes

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2019 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo