Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Lidando com as injustiças sociais

Publicado em: 19/04/2017 por CBN-SP

Injustiça Social

“Livrai o pobre e o necessitado, livrai-os das mãos dos ímpios” – Salmo 82:4

Na década de 80 uma foto emblemática capturada por um fotógrafo da revista National Geographic chamou a atenção do mundo. Sharbat Gula, uma menina Afegã que então tinha entre doze e 14 anos, era uma das crianças vitimadas pelo conflito armado em seu pais invadido por uma potência militar da época a extinta União Soviética. Dezessete anos depois, o Fotógrafo Steve McCurry, responsável por fotografá-la pela primeira vez, ao reencontra-la, descobre que ela não sabia que seu rosto era conhecido no mundo todo, mesmo assim, sua situação atual era a mesma. A guerra já havia acabado mas vivia em situação de extrema pobreza. Há cerca de duas semanas Sharbat voltou a ser notícia mundial pois foi presa no Paquistão portando documentos falsos, fugindo do seu pais por causa novamente da guerra, da pobreza, da fome. Fugindo para manter-se viva como é o caso de milhares de refugiados.

O que me chama a atenção na história desta menina é que nada mudou. Parece que ela nasceu para viver neste ciclo inesgotável de guerras, pobreza, miséria, violência. Nada mudou!

Assim é com os pobres ao redor do mundo e os de perto também. Ouço com muita indignação e tristeza o relato de muitas pessoas que vivem em condições desumanas e que em suas vidas nada muda, que estão presas a esta condição que a vida lhes impõe.

Ouvindo o apelo que fez em plenária da ONU, uma jovem iraquiana Nadia Murad Taha de 25 anos que foi sequestrada, vendida como escrava sexual pelo estado islâmico fui impactado com seu pedido firme e franco diante dos dirigentes do mundo e ela disse: “Até quando vocês vão ficar parados sem fazer nada?… Enquanto vocês ficarem parados, sem agir, eles continuarão fazendo isso…”

Creio que esta mesma pergunta deve ser feita a todos os cristãos ao redor do mundo afinal Foi Jesus quem nos ensinou a cuidarmos dos necessitados, dos pobres, dos vitimados pelas circunstâncias da vida, pelas guerras e tudo aquilo que escraviza o ser humano e que o reduz a condições desumanas.

Tal como nunca a expressão “sair para fora” (transliteração do grego Koine “eclesia”) que para nós é simplesmente “igreja”, foi tão viva e atual. Jesus está nos dizendo: igrejas venham para fora para onde está o pobre e o desvalido.

A história de Sharbat de Nadia e de tantas outras vidas ao redor do mundo nos mostram que as pessoas precisam de menos “FOTOS” e mais vida, menos discursos e mais ações, e nós, igrejas de Cristo devemos buscar estar na vanguarda, puxando esta corda, impulsionando ações que geram vidas e nem precisamos ir tão longe assim e só lançar um olhar sobre o Brasil e veremos que temos muito trabalho pela frente.

Livrai o pobre, livrai-os das mãos dos ímpios.

Deus nos abençoe!

 

Pr. Jose Ricardo Gonzales

www.ibnnovotempo.com.br

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2019 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo