Atualização Cadastral App Store Google Play facebook twitter youtube

Artigos

 

Deus me livre da Igreja!

Publicado em: 10/08/2015 por CBN-SP

No início da história da igreja, havia uma supervalorização da instituição. Séculos depois, tudo mudou. Hoje, para muitos, pouco importa fazer parte de uma igreja. Estamos vivendo a época da “desconexão institucional”.

Dia após dia, mais pessoas saem da igreja sem pressa para regressar e, infelizmente, saem apenas com a passagem de ida, não pretendem retornar, preferem se esquecer do caminho de volta.

As razões para tantos dissidentes da igreja são diversas. A verdade é que sempre haverá motivos para manter uma distância segura da igreja. Mas, graças a Deus, as razões para permanecer são maiores e até inegociáveis!

Se fizermos uma avaliação livre de conceitos preestabelecidos vamos concordar que a igreja ainda é um lugar bom de estar, apesar de tudo (e, principalmente, apesar de mim). Como disse o escritor Bruce Shelley, “a Igreja é como a arca de Noé: se não fosse a tempestade lá fora, não seria possível suportar o cheiro dentro dela”.

Assim é a igreja visível na terra, imperfeita, um canteiro de obras da igreja invisível no céu. E vai continuar assim enquanto formos membros dela. Mas, acima de tudo, é também um lugar estabelecido por Deus para unir gente de todos os tipos em uma só fé, para seu louvor e manifestação da sua graça.

Uma vez me perguntaram se a igreja não era uma instituição falida. Eu respondi que não acreditava que um projeto de Deus poderia ter declarado falência. A igreja que estava em Corinto, todos sabem, era uma igreja complicada, cheia de pecado e doentes, mas Paulo, quando escreve para ela, a chama de Igreja de Deus [1Co 1.2]. Apesar das inflamações, sem dúvida era um projeto que pertencia a Deus.

Que possamos nos livrar de toda “generalização” ao afirmar que todas as igrejas são iguais, e aceitar que existem igrejas sérias. Estas podem e muito nos ajudar na caminhada cristã, em direção a pátria além.

 

Alan Corrêa

 

 

 

 

logo
home   |   sobre nós   |   artigos   |   galeria   |   download   |   contato
Rua Lavradio, 424 - 01154-020 - Barra Funda - São Paulo - SP - cbnsp@cbnsp.com.br - 11 3662-6000 / 11 3662-0497 / 11 96382-6717
Horário de atendimento ao público: de terça-feira à sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Copyright ©2019 Convenção Batista Nacional do Estado de São Paulo. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: MFC Comunicação.
Topo